quinta-feira, 15 de abril de 2010

Pilates


Pilates é o último nome de Joseph Hubertus Pilates, criador de um sistema alternativo de movimento extremamente benéfico. O sistema de exercícios utiliza princípios específicos para promover o equilíbrio entre corpo e mente, desenvolvendo corpos fortes, alongados e flexíveis.

O objetivo maior do Método Pilates é proporcionar aos seres humanos um aprofundamento na compreensão de seus corpos. Desse modo, todos poderão usá-los de forma mais eficiente, aprimorando sua performance nas atividades de vida diária e profissional. O resultado: melhoria da qualidade de vida.

"Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a ele uma superioridade sobre o reino selvagem e animal, mas também provê ao mesmo todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo da humanidade – SAÚDE e FELICIDADE". Pilates, 1934.

O sistema criado por Joseph Pilates tem diversas influências, dentre elas a Hatha-Yoga, exercícios gregos e romanos, meditação Zen, abordagem analítica da mecânica corporal, postura e respiração corretas. Os seis princípios do sistema são: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.

Indicações
O risco de lesão na aula é quase zero, já que o treino é personalizado de acordo com a necessidade de cada um, identificada após uma avaliação física. Você aprende como se sentar, deitar e caminhar corretamente.

Qualquer pessoa pode participar das aulas, mesmo quem nunca se dedicou a qualquer atividade física.
Freqüentemente o Pilates é recomendado por médicos para eliminar dores nas costas, melhorar postura (escoliose, cifose etc) problemas nos joelhos e lesões nos ossos e músculos, osteoporose, artrite, artrose etc.
O método auxilia na recuperação desses casos, já que favorece o fortalecimento muscular, a flexibilidade e o alongamento, corrigindo a postura o tempo todo.

Fiquem atentos ao profissional quando estiver dando aula para vocês.
A aula de Pilates exige muita concentração e correção por parte do professor. Se o seu profissional passa o exercício e não te corrige, não exige correção do pescoço, coluna, quadril, joelho, abdome contraído, "costelas fechadas", alongamento da coluna sempre para todos os exercícios, pode ter certeza, esse professor é uma tremenda furada!
Vários "profissionais" estão no mercado, mesmo os "formados", mas nem todos seguem os princípios da postura exigida nessa atividade tão inteligente, para que o movimento seja mais eficiente e evite lesões!
Por isso, prefiram profissionais que levem até vocês as informações corretas da técnica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário